Estudos do Shaivismo

A palavra Śaivismo é também transliterada como  Shaivismo (sh) também. Alguns escrevem que Shaivismo é considerado um braço do Hinduismo, o que pode ser aceito quando se refere as Escolas que saem do Vedanta como é o caso dos Smartas[1] e da Shiva ou Rudra Sampradaya[2].
O Shaivismo da Kashmeira que fica no Norte da India passou a existir segundo a revelação do Senhor Śiva através dos Āgamas Shaiva, independente dos Vedas mas, com o mesmo peso de revelação  e antiguidade.
No Shaivismo da Kashmeira o Senhor Shiva é adorado como o Supremo Deus. Os seguidores do Shaivismo da Kashemira são chamados de Shaiva (em outras linhas é Shaivita, Shivaita ou Shivaista).

Shaivismo tem sua estrutura de fé monoteistica. Os Shaivas acreditam apenas em um Deus, o qual permeia toda a criação e existe acima de todas as coisas simultaneamente e ainda é imanente e transcendente. Esse conceito do Shaivismo tem muitas contradições com outras antigas Religiões semíticas, onde Deus é visto apenas como transcendente.
Assim como em todas as denominações do Hinduismo,o Shaivismo reconhece a existência de muitos outros Deuses abaixo do Supremo. Esses Deuses são manifestados por ele, mesmo diferentes da manifestação de sua Suprema existência ou como o poder de entidades que são permeados por Ele na manifestação de toda a Criação.
Este tipo de Monoteismo é conhecido como Teismo Monistico.  
O Shaivismo é uma das linhas mais profundas, devocionais e de denominação mística da Índia.
É considerada a mais antiga de todas as vertentes e denominações espirituais com uma grande linhagem de sábios e santos que através de sua preservação passaram o conhecimento e práticas do Shaivismo em prol da Auto-Realização que é a meta última chamada de “Shivavastha” ou o Estado final de fusão com Shiva.  

OBS* Extraído do livro: 
Shaiva Sampradaya(não publicado)
Autor: Shaiva Vijnanaacharya (Orlando Alves,M.A)
Presidente do I.S.E.S.KA
Fundador Acharya da Tradição Shaiva de Kashemira.

Faça e-learning em Filosofia Hindu! 
www.iseska.com



[1] Smartas é o nome da linha de Śankarācarya que é considerado uma encarnação do próprio Senhor  Śiva no século IX mais ou menos.
[2] Escola de adoração a Śiva mais antiga do Vaishnavismo (adoradores de Krishna).